Butano
O butano, mais conhecido por “gás de cozinha”, é inodoro, por isso, por segurança e para que possamos perceber a sua presença, é misturado ao gás uma substância com um cheiro específico: é aí que as pessoas atribuem o famoso “cheiro de gás”. Este gás produz asfixia ao expulsar o oxigénio do ambiente.
Outra característica interessante do butano é o facto de, ao contrário da maioria dos gases, a sua densidade ser aproximadamente o dobro da densidade do ar atmosférico, pelo que tende a concentrar-se no fundo dos recipientes onde está armazenado.
É um gás extremamente inflamável, podendo mesmo formarem-se misturas explosivas de ar/vapores á temperatura ambiente.
Derrames ou fugas deste gás geram grandes volumes de vapor extremamente inflamáveis e a inalação de concentrações muito elevadas de vapores, mesmo que breve, pode provocar inconsciência ou mesmo ser fatal.
Propano
Tal como o butano, este gás é geralmente utilizado como combustível gasoso para uso industrial, comercial e doméstico.
É um gás extremamente inflamável, podendo mesmo formarem-se misturas explosivas de ar/vapores á temperatura ambiente.
Derrames ou fugas deste gás geram grandes volumes de vapor extremamente inflamáveis, a inalação de concentrações muito elevadas de vapores, mesmo que breve, pode provocar inconsciência ou mesmo ser fatal.
Este gás é também inodoro, sendo geralmente adicionado a este gás um agente odorante para auxiliar na detecção de fugas.